Você está visualizando atualmente Empresa de Geoprocessamento em Fortaleza Ceará, Serviço de Geoprocessamento e Topografia em Fortaleza Ceará (85) 9.9905.2383
Empresa de Topografia e Georreferenciamento em Fortaleza Ceará (85) 9.9905.2383

Empresa de Geoprocessamento em Fortaleza Ceará, Serviço de Geoprocessamento e Topografia em Fortaleza Ceará (85) 9.9905.2383

O geoprocessamento (Geoprocessamento em Fortaleza Ceará (85) 9.9905.2383) é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

Outra definição seria:

É um conjunto de conceitos, métodos e técnicas em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobre registros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzir informação geográfica.

O termo geoprocessamento

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional.

As ferramentas computacionais para geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica GIS – sigla em inglês para Geographical Information System –, permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Tornam ainda possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

Muitos pesquisadores e especialistas na área preferem o termo “Geoinformática”, que é mais geral que o termo “Geoprocessamento”, e corresponde a uma analogia ao termo “Bioinformática”. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) prefere este termo. A SBC possui uma comissão especial de Geoinformática. O Simpósio Brasileiro de Geoinformática (GeoInfo) é organizado anualmente por pesquisadores da área, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Popularização do geoprocessamento

No decorrer dos anos 80, com a grande popularização e barateamento das estações de trabalho gráficas, além do surgimento e evolução dos computadores pessoais e dos sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais, ocorreu uma grande difusão do uso de GIS. A incorporação de muitas funções de análise espacial proporcionou também um alargamento do leque de aplicações de GIS. Na década atual, observa-se um grande crescimento do ritmo de penetração do GIS nas organizações, sempre alavancado pelos custos decrescentes do hardware e do software, e também pelo surgimento de alternativas menos custosas para a construção de bases de dados geográficas.

Os anos 90 consolidaram definitivamente o uso do Geoprocessamento como ferramenta de apoio à tomada de decisão, tendo saído do meio acadêmico para alcançar o mercado com um velocidade tremenda. Instituições do Governo e grandes empresas começaram a investir no uso de aplicativos disponíveis no mercado como o ArcGIS da ESRI, Mapinfo Professional, AutoCAD MAP da Autodesk, gvSIG, GRASS,Quantum GIS da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) dentre outros. Consolidam-se ai as aplicações desktop que agregavam diversas funções no mesmo sistema (modelagem 3D, analise espacial, processamento digital de imagens, etc). Os usuários são especialistas e a difusão dos benefícios do uso de aplicações de geoprocessamento ainda estão engatinhando.

No fim dos anos 90 e início desse século o uso da WEB já está consolidado e as grandes corporações passam a adotar o uso de intranet. O GIS em busca de mais popularização (por demandas do próprio mercado), evolui e passa a fazer uso também do ambiente WEB. Os aplicativos são simples, com funcionalidades básicas de consulta à mapas e a bases alfanuméricas. Os usuários já não precisam mais ser especialistas, facilitando o acesso de pessoas não ligadas à área em questão. Tem-se ai um salto no número de usuários, o surgimento de sites especializados, revistas, etc.

Houve também uma aproximação entre as grandes empresas de GIS e as tradicionais empresas de Tecnologia da Informação como a Oracle, Microsoft, Google, etc.

No Brasil além do próprio termo Geoprocessamento, passa-se a adotar o termo geotecnologias para representar conceito relacionado.

A massificação do geoprocessamento

Após o surgimento do Google Maps, do Google Earth e do WikiMapia uma verdadeira revolução está acontecendo. Pessoas que até então não tinham qualquer contato com ferramentas GIS, de uma hora para outra podem ter acesso à qualquer parte do planeta por meio de aplicações que misturam imagens de satélite, modelos 3D e GPS, sendo que o usuário necessita apenas ter conexão à internet.

Em 2004 surge o OpenStreetMap, que, inspirado em projetos de colaboração de usuários ao redor do mundo, busca criar o mais completo mapa já visto. Além de colaborar com o OpenStreetMap completando o mapa, pode-se usufruir de seus dados para criar as mais variadas soluções. Conhecida como “A Wikipédia dos Mapas”, seus funcionamento é similar a Wikipédia, onde os usuários podem editar e a população em geral pode usufruir deste conhecimento. Há outras ferramentas de colaboração como o Google Map Maker e o Waze, onde se pode colaborar com o mapeamento, porém, nestes dois últimos, o usuário colabora, vê sua colaboração no mapa, mas não tem acesso direto aos dados como poder baixá-los e trabalhar em ferramentas GIS, CAD, ou como quiserem – o que não ocorre no OpenStreetMap, onde se pode usufruir dos dados.

A Microsoft possui também a sua solução de visualização do Globo terrestre em 3D, chamado de Virtual Earth.(Hoje denominado Bing Maps). A NASA oferece o NASA World Wind um globo virtual destinado ao segmento de pesquisadores, programável por um SDK Java.Outra aplicação existente é o Arc Globe da Environmental Systems Research Institute (ESRI) com o Arc Globe, um visualizador de dados em 3D.

Fabricantes de aparelhos de celular já estão lançando telefones equipados com GPS e mapas. Montadoras já fabricam carros com sistemas de rastreamento por satélite.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento

Serviço de Geoprocessamento e Topografia em Fortaleza Ceará:

Shapefile / Shape (SEMACE, SEUMA, IMAC)

Planta para Ação de Usucapião

Levantamentos planialtimétricos (Lotes, terrenos, estradas e etc.)

Planialtimetria / Curvas de nível

 Levantamento Topográfico

Topógrafo / topografia

Laudo de Descaracterização de imóvel rural (CCIR)

 Georreferenciamento INCRA (Lei 10.267)

Memorial Descritivo e ART / CREA

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Certificação de imóveis rurais (SIGEF) – Geo

Desmembramento \ Locação

Unificação / Retificação

Cálculo de Volumes (pilhas de minério, aterros, terraplanagem, etc)

Levantamento topográfico para inventário

Retificação de Área para IPTU, Prefeitura e Cartório

Levantamento Planialtimétrico para lotes Alphaville, jardins da serra,  quintas do lago e ibiza Rotas de transporte escolar

Servidão de Linhas de transmissão

Atualização de CCIR INCRA

Ortoimagem

Mapeamento aéreo

Imagem com Drone

Ortomosaico

Fotografia Aérea Georreferenciada

Ortomosaico Georreferenciado

Contato:  (85) 9.9905.2383 (Claro – Wathsapp)

[email protected]

www.eldertopografia.com.br

https://eldertopografiaegeorreferenciamento.negocio.site/

www.creadigital.com.br/ce/eldertopografia

TAGS: EMPRESA DE TOPOGRAFIA, EMPRESA DE TOPOGRAFIA EM FORTALEZA, EMPRESA DE TOPOGRAFIA EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE TOPOGRAFIA EM FORTALEZA-CE, TOPOGRAFIA EM FORTALEZA CEARÁ, TOPOGRAFIA EM FORTALEZA CEARÁ, TOPOGRAFIA EM FORTALEZA-CE, LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO EM FORTALEZA CEARÁ, LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO EM FORTALEZA-CE, USUCAPIÃO EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE USUCAPIÃO EM FORTALEZA CEARÁ, USUCAPIÃO EM FORTALEZA-CE, EMPRESA DE GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA-CE, GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA CEARÁ-CE, EMPRESA DE SHAPEFILE EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE SHAPE EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE SHAPEFILE EM FORTALEZA-CE, SHAPEFILE EM FORTALEZA CEARÁ, SHAPE SEMACE EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE SHAPEFILE SEMACE EM FORTALEZA CEARÁ, SHAPEFILE SEMACE EM FORTALEZA CEARÁ, SHAPEFILE SEMACE CEARÁ, KML, KMZ, GOOGLE EARTH, EMPRESA DE TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA / CEARÁ, EMPRESA DE TOPOGRAFIA , TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA CEARÁ , TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO, EMPRESA DE TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA , CAR , CADASTRO AMBIENTAL RURAL , SIGEF , DESMEMBRAMENTO , PLANTAS PARA INVENTÁRIO , PLANTAS PARA USUSCAPIÃO , TOPOGRAFIA PARA INVENTÁRIOS ,TOPOGRAFIA, EMPRESA PARA CERTIFICAÇÃO INCRA, GEORREFERENCIAMENTO RURAL, TOPOGRAFO EM FORTALEZA-CE, EMPRESA DE SHAPEFILE, EMPRESA DE SHAPE EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE TOPOGRAFIA, EMPRESA DE TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO EM FORTALEZA CEARÁ, GEORREFERENCIAMENTO DE ÁREAS RURAIS, TOPOGRAFO, TOPOGRAFO EM FORTALEZA, TOPOGRAFO EM FORTALEZA CEARÁ, EMPRESA DE USUCAPIÃO EM FORTALEZA  CEARÁ.

Deixe um comentário